Mistagogia cristã é:
a) uma educação da fé que predisponha os fiéis cristãos a viverem pessoalmente o que se celebra.
b) uma evangelização que leve os fiéis cristãos a penetrarem cada vez mais nos mistérios que são celebrados.
Definições:
Mistagogia = iniciação nos mistérios de uma religião.
Mistagogia cristã = iniciação cristã = introdução no mistério de Cristo.
Evangelização mistagógica = ato ou efeito de evangelizar o discípulo cristãoMistagogia cristã
Fruto maduro da mistagogia = é a consciência de que a própria vida vai sendo progressivamente transformada pelos sagrados mistérios celebrados.
Cristo é o centro da evangelização mistagógica.
Evangelizar = é sangue de Cristo que corre em nossas veias (Cf. Mt 28, 16-20).
Mt 28, 16-20 – Jesus é o Senhor da história – Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante dele. Ainda assim, alguns duvidaram. então Jesus se aproximou e falou: "Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os e consagrando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinado-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo".
Na evangelização mistagógica é Cristo verbo encarnado e Filho de Deus que é ensinado – todo o resto está em relação com ele; e somente Cristo ensina: todo outro que ensine fá-lo na medida em que é seu porta voz. Permitindo Cristo ensinar por sua boca:
“Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (cf. Jo 7,16).
A evangelização litúrgica tem em vista introduzir nos Mistério de Cristo – ela é mistagogia – procedendo do visível para o invisível, do significante para o significado, dos “sacramentos” para “os mistérios”.
Para a reflexão abaixo "BebiNaFonte" conforme
Sacramentum Caritatis nº 64 de Bento XVI
A grande tradição litúrgica da Igreja ensina-nos que é necessário, para uma frutuosa participação:
` esforçar-se por corresponder pessoalmente ao mistério que é celebrado,
` através do oferecimento a Deus da própria vida em união com o sacrifício de Cristo
` pela salvação do mundo inteiro.
Vista a importância essencial desta participação pessoal e consciente, quais poderiam ser os instrumentos de formação mais adequados?
` É preciso promover uma educação da fé que predisponha os fiéis discípulos cristãos a viverem pessoalmente o que se celebra.
` Para isso, a estrada duma catequese de caráter mistagógico, que leve os fiéis discípulos cristãos a penetrarem cada vez mais nos mistérios que são celebrados.
Na tradição mais antiga da Igreja, o caminho formativo do cristão — embora sem descurar a inteligência sistemática dos conteúdos da fé — assumia sempre um caráter de experiência, em que era determinante o encontro vivo e persuasivo com Cristo anunciado por autênticas testemunhas.
Quem introduz nos mistérios é primariamente a testemunha; depois, este encontro aprofunda-se, sem dúvida, na "iniciação cristã de carater mistagogico" e encontra a sua fonte e ápice na celebração da Eucaristia.
` Desta estrutura fundamental da experiência cristã parte a exigência de um itinerário mistagógico, no qual se hão-de ter sempre presente três elementos:
a) Trata-se, primeiramente, da interpretação dos ritos à luz dos acontecimentos salvíficos, em conformidade com a tradição viva da Igreja; de fato, a celebração da Eucaristia, na sua riqueza infinita, possui contínuas referências à história da salvação.
` Em Cristo crucificado e ressuscitado, podemos celebrar verdadeiramente o centro recapitulador de toda a realidade (Ef 1,10); desde o seu início, a comunidade cristã leu os acontecimentos da vida de Jesus, e particularmente o mistério pascal, em relação com todo o percurso do Antigo Testamento.
b) A evangelização mistagógica há-de preocupar-se por introduzir no sentido dos sinais contidos nos ritos; esta tarefa é particularmente urgente numa época acentuadamente tecnológica como a atual, que corre o risco de perder a capacidade de perceber os sinais e os símbolos.
` Mais do que informar, a evangelização mistagógica deverá despertar e educar a sensibilidade dos fiéis para a linguagem dos sinais e dos gestos que, unidos à palavra, constituem o rito.
c) A evangelização mistagógica deve preocupar-se por mostrar o significado dos ritos para a vida cristã em todas as suas dimensões:
` trabalho e compromisso,
` pensamentos e afetos,
` atividade e repouso.
Faz parte do itinerário mistagógico pôr em evidência a ligação dos mistérios celebrados no rito com a responsabilidade missionária dos fiéis discípulos cristãos;
` neste sentido, o fruto maduro da mistagogia é a consciência de que a própria vida vai sendo progressivamente transformada pelos sagrados mistérios celebrados.
` Aliás, a finalidade de toda a educação cristã é formar o fiel discípulo cristão enquanto « homem novo » para uma fé adulta, que o torne capaz de testemunhar no próprio ambiente a esperança cristã que o anima.
Condição necessária para se realizar, no âmbito da comunidade cristã, esta tarefa educativa é dispor de formadores adequadamente preparados;
` mas todo o povo de Deus deve, sem dúvida, sentir-se comprometido nesta formação.
` Cada comunidade cristã é chamada a ser lugar de introdução pedagógica aos mistérios que se celebram na fé;
` O Espírito Santo não poupa a efusão dos seus dons para sustentar a missão apostólica da Igreja, a quem compete difundir a fé e educá-la até à sua maturidade.
(cf. Sacramentum caritatis, 64).
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